Fibromialgia e Sono: dormir bem alivia as dores?
A fibromialgia, doença que afeta 150 milhões de pessoas em todo o mundo e cerca de 200 mil portugueses, é uma doença caracterizada por causar dores nas articulações, músculos e tendões, e muita fadiga, ansiedade e até depressão.
O sono, por extensão, é afetado.
É importante salientar que uma boa noite de sono beneficia tudo, especialmente doenças. Para aliviar a dor e diminuir a fadiga, dormir num bom colchão pode ser a chave que falta na vida de um doente de fibromialgia.
O o melhor amigo do Homem.
Se o teu colchão não é o teu melhor amigo, estás a falhar. Um colchão e travesseiros confortáveis podem ajudar a aliviar a dor e a melhorar a qualidade do sono.
Para pessoas com fibromialgia, um colchão adequado deve:
a) fornecer suporte adequado para a coluna vertebral;
b) distribuir uniformemente o peso do corpo, evitando pontos de pressão que podem causar desconforto e dor.
A escolha do colchão ideal dependerá das preferências pessoais de cada indivíduo, como a posição de dormir e o nível de firmeza.
Tranquilité, escurité, dormité
A casa pode ter tudo - um frigorífico com televisão, uma Siri em cada divisão, um candeeiro de 4 quilates - porém, se não tem um ambiente tranquilo e escuro, dormir nunca será tão bom quanto poderia ser.
Certifica-te que o quarto está escuro o suficiente, silencioso e com uma temperatura amena.
Querido Diário...
Pode parecer infantil, mas escreve um diário de sono. Manter um diário de sono pode ajudar a identificar padrões de sono e problemas recorrentes que possam interferir no sono.
Fica atento às dicas do Dr. Sono! Cuida da tua saúde, começa pelo teu descanso.

Lembra-te de que as dicas de sono podem ajudar a melhorar a qualidade do sono em pessoas com fibromialgia, mas é importante trabalhar com um médico ou profissional de saúde para desenvolver um plano de tratamento abrangente para gerenciar a condição.