Quando o stress do dia-a-dia não permite um descanso eficaz, tornando, por vezes, difícil o momento de adormecer, é hora de perceber o que pode ser feito. Afinal, não existe nada mais frustrante do que dificuldade em adormecer.
Sem recorrer a comprimidos que, muitas vezes, não são administrados corretamente, partilhamos contigo algumas dicas que te ajudarão no começo de uma noite descansada, longe de ansiedade.
Evita ecrãs pelo menos meia hora antes de ir dormir.
O cérebro não terá descanso se continuar a receber tanta informação, seja através do telemóvel, computador, televisão...
Já a luz artificial emitida pelos dispositivos tecnológicos, têm malefícios para a saúde mental e física, alterando, na hora, o teu bem-estar e disposição para dormir.
Diminui a luz à tua volta.
Fá-lo com algum tempo de antecedência, antes de te deitares para dormir. O teu corpo vai entender que se aproxima a hora do descanso. Os teus olhos começarão a pesar e enviarás ao seu cérebro a informação de que chegou o momento para descansar.
Recorre a técnicas de relaxamento, como sejam a respiração controlada ou yoga.
A respiração quadrada consiste na inspiração durante, aproximadamente ,4 segundos e expiração no mesmo tempo. Entre cada inspiração e expiração, segura-se o ar nos pulmões durante o mesmo tempo. É uma técnica conhecida por acalmar em situações de ansiedade e stress- a lentidão da respiração aqui traz a calma de que o teu corpo necessita nesta hora.
O yoga e os movimentos a si associados, ajudam a relaxar o teu corpo, diminuindo eventuais sensações de mau estar, como dores de pescoço, lombar, etc.
Ouve música calma antes de dormir.
A sensação de calma pode ser conseguida através de todos o nossos sentidos. Recorrer à audição, através da música, pode potenciar a sensação e relaxamento de que precisas para o início de uma noite descansada.
Senta-te, escuta, emite sons parecidos com os que ouves. Deixa-te ir.
Começa aos poucos a aplicar as dicas que aqui leste. Já pensaste nos benefícios que estas dicas, quando todas feitas numa só noite, trarão?
| Dr. Sono - Portal de Notícias